Slow Wines para uma experiência de sabores

“Depressa e bem, não há quem” – diz, com sabedoria, o nosso povo. E assim o fast é inimigo do good.

Slow food e slow wine são palavras mágicas do meu gosto de viver.

O slow wine é semelhante ao slow food mas um pouco mais complexo: também demora tempo a fazer-se, mas precisa de mais tempo para dar uma prova harmoniosa e gasta ainda mais tempo para mostrar todas as suas qualidades.

O meu desejo é fazer puros slow wines, daqueles que se bebem dois ou três pares de anos após a colheita e se admiram nas décadas seguintes. Além de slow wines, os meus vinhos (de enologia minimalista), devem sempre privilegiar o carácter à perfeição, porque perfeição sem alma ou carácter torna os vinhos, assim como as pessoas, cansativos.

Marcas dos Astros


Equinócio:

vinho branco de vinha velha centenária do Reguengo. Esmagamento em lagar, decantação e fermentação em barricas ou pequenos tonéis de carvalho. Estágio de um ano sobre borras finas. Engarrafamento sem colagem nem filtragem. Estágio em garrafa de 6 a 12 meses.
Mais informação: 2012 / 2011

Solstício:

Vinho tinto de vinha velha centenária do Reguengo. Fermentado com engaço parcial ou total em lagar, cuba de cimento ou talha de barro. Após fermentação alcoólica estagia em barricas, ou pequenos tonéis de carvalho, durante dois anos. Engarrafado sem colagem ou filtragem. Estágio em garrafa de 12 a 24 meses.
Mais informação: 2012 / 2011 / 2010

Luar das Cabeças do Reguengo:

Vinho generoso (“passito”). Feito a partir de uva em passa, da casta Formosa Dourada de vinha velha centenária do Reguengo. Será fermentado em barrica de carvalho.

Marcas da Vida


Respiro:

Vinho de uva comprada. Pode ter diversas proveniências. O Espumante é Beirão, da casta Chardonnay. Branco e tinto serão produzidos com a mesma enologia das restantes marcas.

Primeira colheita de Equinócio – 2009
Primeira colheita de Solstício – 2009
Primeira colheita de Espumante Respiro – 2008
Primeira colheita de Respiro branco e tinto – 2014
Primeira colheita de Quartzo, Seiva e Luar – 2015


Estrada dos Moleiros nº15,
7300-405 – Reguengo, Portalegre
Tel. (+351) 245 201 005